segunda-feira, 1 de novembro de 2010

MULHERES NO PODER!



Uma mudança na rotina do blog para pontuar o momento político em que vivemos. Como multimulher não posso deixar de destacar as eleições para Presidente da Republica do Brasil. Seja você de que tendência política for, há de reconhecer que uma mulher na presidência pela primeira vez é uma total mudança de paradigma; ponto para o nosso “Clube da Luluzinha”.

Os números são muito claros – a ultima vez que uma mulher esboçou comando no Brasil foi no século IX, quando a Princesa Isabel substitui seu pai por curto período; o Brasil ocupa o 111° lugar no mundo em representação política feminina; apenas 11% das diretorias das empresas brasileiras são comandadas por mulheres. O avanço é lento, mas é visível. E tem que mudar, afinal cerca de 21% dos lares brasileiros hoje são comandados por mulheres, e as duas maiores economias da América do Sul agora serão chefiadas por mulheres.

Como mulher, negra e de origem proletária, não tenho como passar ao largo desta onda de novo ânimo, de pensar a sociedade brasileira num caminho mais igualitário, onde as questões de gênero sejam mais atentadas.

Independente do voto de cada um de nós no ultimo domingo, há que se reconhecer ainda que a mulher que foi eleita conseguiu reproduzir na vida pública o que nós (multimulheres) fazemos todos os dias – se reinventou – de jovem atuante, presa política e torturada a burocrata firme e exigente, de simples desconhecida a eleita sem nunca antes ter concorrido. Lembre-se nesta jornada de reinvenção a luta contra um linfoma, que tudo teve haver com a transformação de visual (bem ao estilo multimulher).

Não posso concluir sem depositar esperanças de melhora, desejar a melhor sorte possível; o que der certo vai ser obviamente bom para todos nós. Que a presidente eleita consiga provar não ser apenas uma entidade forjada pelo governo anterior e possa dar passos firmes com suas próprias pernas. Mulheres no poder! 

2 comentários: