sábado, 30 de outubro de 2010

Coragem de mãe (Mais uma da multimulher)




Livro publicado em 2009, transformou-se num sucesso de venda estrondoso, mas só agora tomei conhecimento, e fiquei muito consternada. Este título “Coragem de Mãe”, já há muito conhecido da famosa peça teatral alemã, estava sempre me remetendo a uma outra história. Diferentemente da “Mãe Coragem” de Bertold Brecht, esta não era nada alheia à realidade ao seu redor e operou uma revolução dentro de si com a possibilidade de perda dos filhos.

Sinopse: Coragem de Mãe conta a história verdadeira de Marie-Laure Picat, que com apenas 36 anos foi diagnosticada com um câncer terminal. Mãe divorciada de quatro filhos e com um histórico familiar conturbado, embarcou numa missão para manter sua família unida após sua morte. Contra todas as expectativas, Marie-Laure viveu mais um ano, comemorou os aniversários dos filhos, conheceu o presidente da nação, foi entrevistada pelos jornais mais importantes do país e cumpriu a sua missão. Apesar de suas origens simples, deixou um legado surpeendente para seus filhos e para a França. A história começa em julho de 2008, quando Marie descobriu que tinha um tumor de fígado e que lhe restava pouco tempo de vida. Os médicos lhe disseram que provavelmente não sobreviveria até o Ano-novo e imediatamente o destino de seus quatro filhos entrou em cena. O que aconteceria com eles? Decidida a cumprir seu papel de mãe até o fim, a única meta de Picat era protegê-los e garantir que fossem criados juntos na pequena cidade de Loiret Puiseaux, com o mínimo de mudanças em sua rotina. Mas de acordo com o sistema social francês, não havia garantias de que Julie, Thibault, Matthieu e Margot seriam criados juntos, nem de que viveriam no mesmo lugar onde cresceram. Revoltada com o absurdo da situação, Marie-Laure foi a público. Da noite para o dia, ela se tornou uma celebridade na França. Centenas de pessoas lhe enviaram cartas de solidariedade e, o melhor de tudo: encontrou a menos de um quilômetro de sua casa uma família perfeita para seus filhos. Em parte uma carta de amor, em parte o testemunho de uma vida de muita superação, Coragem de Mãe narra uma história de vida onde a convicção e a força de espírito vencem qualquer adversidade. “Escrevi este livro para meus filhos, para que saibam quem eu sou, e também para que exista uma lei que ampare as pessoas na mesma situação que eu. Não é porque estamos doentes que está tudo acabado.” – Marie-Laure Picat.

Muito se fala sobre a imensidão e a incondicionalidade do amor materno. Pessoalmente, como certamente a grande maioria de nós, experimento essa força avassaladora que me tomou de assalto quando minha primeira filha nasceu e que se multiplicou com a chegada da segunda. É um sentimento, que como alguns costumam dizer, chega a doer, de tão intenso. Algo assim dá muita coragem, e são inúmeros os exemplos de atitudes de mãe que chegaram aos extremos da generosidade e abnegação.

Toda a energia maternal é elevada a potencia máxima quando o bem-estar dos filhos está em jogo, e se faz qualquer coisa para cercá-los de cuidado, aconchego, proteção. O desprendimento materno é capaz de mobilizar muita força dentro de nós, a tal conhecida leoa, feroz, sagaz e incansável.  É às vezes também irracional, incontrolável e exagerado. A arte aqui é saber dosar estas porções e conseguir um equilíbrio. Não é fácil, mas é muito intuitivo, e seguir os instintos pode fazer a diferença na hora que os filhos estão expostos a algum perigo. É claro que o livro é um testemunho para os filhos, além de uma forma objetiva de promover o sustento financeiro deles, mas o seu legado de canalizar esse tsunami de emoções nas situações mais críticas de maneira objetiva, driblando todo e qualquer obstáculo, serve a todos nós.





Nenhum comentário:

Postar um comentário