sábado, 13 de novembro de 2010

O PERIGO MORA AO LADO!



Não é à toa aquela expressão “criança cega a gente”. Chega a ser desconcertante, como citou a pediatra Denise Katz em entrevista sobre acidentes com crianças. Ela destaca que basta um segundo para as crianças escaparem do olhar dos adultos e aprontar alguma estripulia, além do que, é próprio da natureza infantil a falta absoluta de noção do perigo a que se expõem.

Quando minha amiga Ana Lísia, mãe de Gui, e com preocupações maternas bastante peculiares me apresentou a iniciativa do grupo Ergotríade (http://www.ergotriade.blogspot.com/), especializado em ergonomia, segurança no trabalho e saúde ocupacional, veio ao encontro a um aspecto que me causa apreensão e a todos que lidam com crianças (pais, avós, professores, cuidadores e afins). Trazem uma orientação técnica de segurança, tipo que precisa ser massificada, uma vez que os números em termos de acidentes com crianças são alarmantes.
  
Em 2008 a OMS e o UNICEF divulgaram o Relatório Mundial sobre Prevenção de Acidentes com Crianças e Adolescentes, fruto de discussão entre especialistas do mundo inteiro, confirmando-se uma impressão já presente no imaginário coletivo - toda criança tem o direito de crescer e se desenvolver em ambientes seguros, protegidas dos riscos de acidentes.  Muitas vidas poderiam ser salvas integrando a prevenção de acidentes a outros esforços globais voltados à saúde da criança. Sendo assim é importante o desenvolvimento de ambientes, comunidades e serviços de emergências adequados às especificidades da criança.

Os acidentes, ou lesões não-intencionais, representam a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil. É triste, mas real a constatação de que tudo isso tem haver com a pobreza e condições de vida em nosso país – o mesmo relatório da OMS/UNICEF aponta que crianças de comunidades pobres estão mais expostas aos acidentes por geralmente viverem em casas com maior risco de incêndios, janelas desprotegidas, parapeitos e escadas sem segurança ou locais de trânsito intenso. No total, mais de cinco mil crianças morrem e cerca de 137 mil são hospitalizadas anualmente, segundo dados do Ministério da Saúde, configurando-se como uma séria questão de saúde pública. Por outro lado, o que é também um alento, os estudos mostram que pelo menos 90% dessas lesões poderiam ser evitadas com atitudes de prevenção. 

Considerando-se um problema de saúde pública, as orientações das políticas públicas também integram diretrizes para a abordagem da prevenção em vários níveis, inclusive no contexto da escola de forma transversal no ensino fundamental, o que revela o tamanho da preocupação que o problema merece. Colocarmos a questão desta forma não exime a responsabilidade de todos, o que exige um comprometimento individual. Nesse sentido a movimentação sobre o tema nos diversos setores da sociedade é enorme, mas ainda há muito que se discutir e conscientizar. A ONG Criança Segura (http://www.criancasegura.org.br) instituiu o Dia de Prevenção de Acidentes com Crianças, como um meio de alertar e gerar discussão sobre o tema. Nesta linha de prestação de serviço a organização mantém ainda seu site com dados e dicas de prevenção a acidentes.

As estatísticas mostram que a maioria dos acidentes envolvendo crianças acontece em casa, mais comumente na cozinha ou no banheiro, o que reitera aquela necessidade que citei anteriormente do comprometimento de cada indivíduo nestes cuidados, demandando atenção redobrada ao movimento dos pequenos. Algumas empresas no mercado para crianças se especializaram nesta área de segurança doméstica, produzindo travas, pisos antiderrapantes, banquetas especiais, protetores de vasos sanitários e de quinas, portãozinhos, tampa para tomadas e vários outros dispositivos, todos capazes de aumentar a segurança dos espaços. Desde bebês, o cuidado com a seleção dos brinquedos, forma de oferecer os alimentos, posição em que colocá-los para dormir e várias outras orientações devem ser atentadas. Existe uma campanha da Pastoral da Criança especificamente voltada para o fato de que dormir de barriga para cima (em oposição a o que os mais antigos orientavam de colocar os bebês para dormir “de bruço”) pode reduzir em até 70% o risco de morte súbita nos bebês.

As crianças precisam desbravar o mundo, explorar os espaços, brincar e experimentar como parte de seu desenvolvimento, não cabendo, portanto, impedi-las, porém o que fica muito claro é que nada substitui a supervisão ativa e constante de um adulto.

Aqui vão algumas dicas do manual da Ergotríade:
Segurança em casa
Na cozinha (de preferência isolar a área, pois cozinha não é lugar de criança):
1.    Panelas – deixar apoiadas com os cabos para dentro, preferir as bocas de trás do fogão
2.    Facas e objetos cortantes – sempre fora do alcance
3.    Fósforos e isqueiros – proibição total ao acesso, repreenda as brincadeiras. Fogo não combina com criança.
4.    Piso molhado – providencie algo para entreter as crianças enquanto se lava a cozinha. Não permita a passagem pelo local enquanto o piso estiver molhado.
5.    Remédios – por serem coloridos despertem a atenção das crianças. Mantenha-os juntos, armazenados, longe do alcance. Evite ingerir diante das crianças para não despertar o interesse.
No banheiro:
1.    Manter sempre fechado.
2.    Banheiras podem oferecer risco de afogamento – nunca deixe as crianças sozinhas.
3.   Espelhos – o reflexo da imagem causa curiosidade, principalmente os de corpo inteiro, podendo levar ao risco de quebra quando a criança se esbarra ou lança algum objeto.
4.   Vasos sanitários – não permitir que subam e mantê-los de preferência travados pelo risco de acesso à água, podendo haver até afogamento.
No quarto e na sala:
1.    Cuidado com as janelas – em apartamentos, independente do andar, uso grades ou telas de proteção. Estas devem ser instaladas por empresas especializadas.
2.    Fiações elétricas e tomadas – não permitam que as crianças manipulem, de preferência use protetores de tomadas
Na piscina:
1.    Supervisão constante.
2.    Piscinas móveis devem ser desmontadas e esvaziadas após o uso e as fixas isoladas por grade de pelo menos 1,5m.
3.   É muito aconselhável que as crianças aprendam a nadar (com profissionais especializados)
Animais:
1.    Faça o período de adaptação da criança com o animal, quando a chegar deixe o animal se aproximar desde o início e perceber que é um novo membro da família para evitar o ciúme.
2.    Ensine a criança a respeitar e cuidar do animal, mesmos os mais dóceis podem responder instintivamente se agredidos.
3.    Supervisione as brincadeiras
Estranhos:
1.    Eduque desde cedo seu filho não dar atenção a estranhos.
2.    Orientação específica aos maiores ao andarem na rua, permanecer afastados de estranhos, se perceberem aproximação mudar de calçada ou inverter o sentido.
3.    Shoppings são locais favoritos para escolha de vítimas – se os maiores já vão sozinhos, ensine-os a não conversar com estranhos, a qualquer suspeita falar com o segurança do shopping. Não dê muito dinheiro, apenas o necessário.
Parques e playgrounds:
1.    Atenção especial com o estado de conservação dos brinquedos e itens de segurança.
2.    Em parques maiores, com crianças maiores, que não vão ficar todo o tempo sob sua visão, combinar pontos de encontro, se possível manter comunicação por rádio.
Na Escola:
1.    Vá às reuniões, conheça os amigos dos seus filhos e como é seu comportamento.
2.    Oriente desde cedo sobre o perigo das drogas.
Na praia:
1.    Se você quer curtir a praia, relaxado sem pensar em nada, não leve as crianças.
2.    Observação constante, atento ao grande número de pessoas circulando e ao mar.
3.    Cuidado com o sol – as duas únicas coisas que podem ser consumida sem moderação são água e protetor solar.
Babás e empregadas:
1.    Ao contratar alguém para cuidar de seu filho, não tenha vergonha de parecer chata, exija e cheque referências, faça perguntas, observe o comportamento.
2.    Procure não manter uma constante no que diz respeito a horários.
3.    Converse com seu filho e observe sua relação com a pessoa que o cuida.
4.    Veja seus filhos sem roupas, investigue sobre manchas e machucados.
5.    Se possível instale câmeras na casa – não precisa espionar, jogue limpo e diga que prefere monitorar na sua ausência.
Outros adultos:
1.    Contato com qualquer outro adulto também deve ser alvo de vigilância o quanto possível e sempre de orientação, sejam professores, parentes ou amigos. Mantenha a regra de se manter alerta.
Riscos especiais:
1.    Armas de fogo – livre-se delas ou mantenha compulsivamente longe do alcance e das vistas das crianças de qualquer idade.
2.    Cofres – são a representação de riqueza e atrai bandidos, portanto não deixe que as crianças saibam que há um em casa, elas poderão revelar a terceiros. Para os maiores, que não dá para esconder, não revele senhas e códigos.
3.    Pipas – brincadeira sempre supervisionada, em local livre de redes elétricas e trânsito de carros.
4.    No carro – crianças menores de oito anos sempre no banco de trás e com sinto de segurança; as crianças menores devem ser transportadas em cadeiras e acentos especiais; cuidado especial com o travamento das portas.
5.    No transporte escolar – antes de contratar dedique um tempo para colher informações sobre o serviço, converse com outros pais, inspecione o veículo, exija documentação completa do motorista e ensine seu filho como se comportar durante o transporte (permanecer sentado, obedecer às orientações do monitor, só descer com o carro totalmente parado, não fazer algazarra e conversar com o motorista).
6.    Na Internet – manter bom relacionamento e confiança mútua com seu filho, oriente o que deve ou não acessar, esteja atento ao tempo que as crianças permanecem no computador. Programas espiões vão além do zelo, uma vez que violam a intimidade do seu filho; pode funcionar com os menores, mas para os filhos maiores não é adequado.

Um comentário:

  1. Fico feliz em saber que há pessoas preocupadas em difundir a informação e, desta forma, ajudar a melhorar esse cenário.

    Parabéns.

    Rodrigo Cirino de Souza
    Consultor Ergotríade
    www.ergotriade.com
    www.ergotriade.blogspot.com

    ResponderExcluir