sábado, 1 de janeiro de 2011

FELIZ ANO NOVO!


Vivemos o tempo em ciclos, desde o ciclo circadiano que nos orienta do ponto de vista fisiológico, até a divisão em dias, meses e ano. O final de um ano representa o fechamento de um ciclo, mesmo que na prática seja um dia após o outro e que não experimentemos mudanças concretas, no imaginário coletivo é tempo de rever o se passou no ano anterior e definir metas para o futuro. É geral a sensação de esperança e o novo fôlego que invade a nossa vida, fazendo da virada do ano o signo da renovação.

E nossa vida recomeça em janeiro? Aqui prevalece a força da convenção cultural, tudo aquilo que aprendemos desde crianças. Ainda que vivêssemos em outra cultura teríamos uma representação de um ponto de partida, a exemplo do Ano Novo chinês e o Shivaratri para os indianos. A virada do ano segue sendo um momento reflexivo e de expectativas por novos projetos, mudanças no campo pessoal e profissional, além da confraternização mundial, fazendo de 1° de Janeiro um momento de novo ânimo. Confraternizamos-nos com família e amigos, desejamos dias melhores, saúde, amor e paz uns aos outros e brindamos a meia noite de 31 de Dezembro como quem realmente está num recomeço. Mesmo que muito desta atmosfera não passe de imaginação, considero positivo ter essa recarga de energias, rever o que foi feito de certo ou errado e fazer planos para o ano que se inicia.

Planos para o futuro mobilizam uma energia fantástica em cada um, de tal intensidade que é capaz de impulsionar grandes mudanças. O problema é quando caímos na cilada de metas vazias e planos inatingíveis, desperdiçando todo o potencial acumulado na virada do ano. Maravilha é quando se consegue canalizar todo este momento de comemoração e converter o ânimo renovado em ações. Manter-nos estimulados ao longo do ano, cobrar de nós mesmos o alcance das metas traçadas e fazer com que passem de promessas. Parece não passar de palavras, mas acredito firmemente que o ano poderá ser muito do que desejamos se os planos forem acompanhados por atitude. Sermos determinados e, é claro, trabalharmos para realizar, pois os frutos não serão colhidos sem esforço.

Então, FELIZ ANO NOVO! Sonhe sim, tenha esperança e faça planos. Parta do campo das idéias para o das ações e concretize. Comemore sim, o momento é para isto mesmo. Use esta energia para fazer com que a vida (ou muitos aspectos dela) possa realmente recomeçar em janeiro e operar nossa própria transformação.

Um comentário:

  1. Achei providencial e enriquecedor o comentário
    sôbre a desmistificação do uso das pulseiras
    que atuavam como "placebo".
    Valeu.
    Themístocles.

    ResponderExcluir