sábado, 8 de janeiro de 2011

FELIZ ANO NOVO (PARTE 2)





Ainda na “vibe” do post anterior, vamos aproveitar para focar as metas para o ano novo. Com certeza cada um tem as suas particulares, mas agora façamos uma convocação para metas coletivas, algumas universais.

Para começar, sendo ou não eleitor da atual Presidente do Brasil, torçamos para que dê certo, e mais que isso, trabalhemos para tal. É oportuno destacar que estamos vivendo inusitada situação em nosso país, com a primeira mulher presidente, que já vem tentando aumentar o número de mulheres em todos os escalões.   

Outra meta coletiva é a questão ambiental. Todo o mundo vem experimentando mudanças climáticas; intensas ondas de calor, tempestades e secas, as quais sinalizam que a natureza vem sendo afetada pela forma como lidamos com ela. Mesmo que muitas das notícias veiculadas a este respeito pareçam fantasiosas demais e que os dados científicos às vezes soem inconsistentes, é fato que a relação não anda bem.   Portanto, como sugerido em post de setembro de 2010, comecemos com as pequenas rotinas de nossa casa, como coleta seletiva, diminuir o uso de sacolas plásticas, diminuir a emissão de gases poluentes, preferir madeira de reflorestamento, dentre outras atitudes. 


Definitivamente, inclusive por conta das citadas mudanças, incorporar o uso do  filtro solar na rotina diária - mulheres, homens, meninos, meninas, bebês, negros e brancos. Vai ter que ficar tão no automático quanto escovar os dentes antes de sair de casa. Aproveitemos as informações que detemos nos dias de hoje e passemos adiante. Já botei minhas pequenas nesta direção, sempre perguntando "o que uma mulher não pode deixar de fazer antes de sair de casa?" e a resposta já dada pela mais velha "passar protetor solar".

Tem uma organização doméstica que também é comum a muita gente; os brinquedos das crianças. A cada aniversário, e ainda mais agora em cima do Natal, os brinquedos se multiplicam como Gremlins. Sempre me organizei para doá-los, mas não levava até o fim porque a pequena não conseguia se desprender de nada. Este ano estou conseguindo; descobri que em certa medida quem não conseguia se desprender dos mimos era a mãe - mais uma meta – todo mundo repassando os brinquedos; bom para plantar consciência social e otimizar o espaço.  


Last, but not least, vamos investir em nosso lado B. Cada um tem um outro dentro de si – um médico cantor, um arquiteto marceneiro, um engenheiro artista plástico, um vendedor pianista, enfim, alguma atividade diversa da nossa atividade profissional que nos dá muito prazer. Então que tal aproveitar para fazer aquele curso de pintura ou finalmente entrar na aula de dança? Com certeza servirá para recarregar as energias necessárias ao dia-dia, e quem sabe até se inverte lado A e lado B.

Fiquemos por aqui, com uma lista de metas enxuta para que seja possível, e Feliz Ano Novo de novo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário