sábado, 28 de agosto de 2010

Agosto mês de desgosto?




Ninguém sabe explicar o porquê, mas o fato é que o mês de Agosto é mundialmente apontado como um período agourento. Agora que chegamos ao final do mês posso dizer que é um mês até simpático, representado pelo oito, número do infinito . Não posso concordar porque afinal é meu mês de aniversário e de mais tantos outros (em sua maioria leoninos, e por falar em signo mês passado foi o níver de uma das minhas cunhadas leoninas, Carol Mendes) amigos que conhecemos. Dia 12 faz aniversário minha grande amiga, cunhada, comadre e tudo de bom Lalá. Dia 28 tem o adorável língua afiada também sogro Herbert Steiger. E entre um e outro, vários amigos dos tempos da faculdade (Marcos Araújo, Fabrício Primitivo, Larissa Rocha, Francine ...se lembrar de mais alguém me corrijam), amigos ainda mais antigos (Tárcia, Hosana, Lara...) e personalidades como Jorge Amado, Louis Armstrong e Caetano Veloso.

É por conta desta fama de agourento que o período dá vazão a todo tipo de superstição – imaginem o que não foi este ano na sexta-feira 13 de Agosto. Comemora-se nele o Folclore (por sinal, exatamente no meu níver). As lendas brasileiras carregam nas tintas a paisagem de Agosto – é caipora, Saci-Pererê, bôto e muito mais. Esta área também é divertida já que alimenta a imaginação de adultos e crianças, dando uma forte contribuição ao ensino da nossa cultura. Você sabia que cada dia do mês de Agosto é dedicado a um santo diferente? Não pode ser um mês tão ruim assim.

Tenho que reconhecer que a metereologia depõe contra o mês de Agosto aqui nos trópicos, sempre com previsões de chuvas e fortes ventos. Isto não é de todo mal, afinal mesmo morando no litoral podemos descobrir coisas legais para fazer, porém o tempo dito ruim serve como pano de fundo para diversas fantasias sobre coisas macabras.

Muita coisa importante aconteceu em Agosto (inclusive coisas negativas, mas é a vida) – Nelson Mandela foi para a prisão, morreram Elvis Presley e Marilyn Monroe, além de ter sido num mês de Agosto que a bomba atômica atingiu Hiroshima. A cena política brasileira também é marcada, dando origem até a título de minissérie global. Getúlio Vargas “deixou a vida para entrar na história”. Foi também quando o primeiro time brasileiro ganhou a Libertadores da América (Santos) e Popó ganhou o primeiro Campeonato Mundial de Boxe.

À luz do que andei pesquisando, não tem nada de excepcionalmente terrível acontecendo este mês que não acontecesse em qualquer outro momento, portanto, com perdão dos supersticiosos, por tudo isso Agosto decididamente não é mês de desgosto. (Mas se por acaso cruzar com gato preto esses dias, não faz mal passar  para o outro lado da calçada – eu não creio em bruxas, mas...). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário