sábado, 14 de agosto de 2010

CASAMENTO À PROVA DE BEBÊS



De Stacie Cockrell, Cathy O’Neill e Julia Stone.  Editora Sextante.



Não agüentei! Tenho que voltar ao diário da multimulher (não adianta, é assunto recorretnte). É que descobri este livro maravilhoso que conta as agruras de três mulheres loucas por seus filhos, maridos e  carreira (dá para ter equilíbrio?). É importante frisar que seus amores são absolutamente correspondidos. Com essa vida digamos comum a todas nós, sentindo-se até plenas, por que então passaram a brigar tanto depois que os bebês nasceram? Por que ficam tão irritadas quando eles não conseguem encontrar as chupetas? Por que eles ficam tão chateados com o fato de o entusiasmo delas por sexo ser igual ao entusiasmo por passar roupa? No livro elas dividem soluções que encontraram não só na busca por manter um casamento feliz depois dos filhos – mas também em conversas com centenas de pessoas. Leiam! Além de concluir que todos passam por isso, ainda vão dar boas risadas.

Alguns dos segredos das autoras para melhorar a vida a três (quatro, cinco...):

1.  Mudem de ambiente 
Saiam de casa se ela já se tornou um campo de batalha. Marquem um encontro depois do trabalho. Experimentem jantar num restaurante diferente ou dar uma caminhada na praia.

2.  Troquem de papéis
Se vocês sempre fazem as mesmas tarefas e estão cansados delas, troquem de lugar durante uma semana. Ele faz o jantar e ela corta a grama, ou vice-versa.

3.  O que posso fazer por você? 
Uma atitude proativa deste tipo é uma das melhores coisas que podemos fazer pelo nosso casamento.

4.  Não é hora de discutir a relação 
Temos uma amiga que, quando seu primeiro filho tinha cinco semanas, disse ao marido que eles precisavam fazer terapia de casal. Eles precisavam mesmo era de uma boa noite de sono.

5.  Bom humor é a primeira coisa que perdemos quando chegamos ao limite 
Temos duas opções quando o bebê vomita na nossa camiseta limpa: rir ou chorar. Como já estamos fartos de tanto choro, por que não tenta rir?

6.  Peça ajuda 
É fundamental ter ajuda nessa fase, seja ela remunerada ou não. Sem dúvida, vocês conseguem dar conta de tudo sozinhos, mas por que arriscar ficarem loucos ou se divorciarem se há outras opções?

7.  Ajudem-se 
Acordar diversas vezes durante a noite para amamentar é enlouquecedor. Levar o bebê até a mãe, colocá-lo para arrotar e depois levá-lo de volta ao berço são tarefas simples que o pai pode fazer, e é um grande alívio às suas esposas.

8.  Fim de semana de treinamento 
O que deve fazer uma mulher que está no limite? Simplesmente dê o fora! Viaje e deixe seu marido sozinho com o bebê durante 48 horas. Nada de babá. Nada de avós. A idéia é deixar que ele descubra sozinho como as coisas funcionam. Ele “não entende” porque nunca fez! O homem entenderá melhor as frustrações e os desafios que sua mulher enfrenta. A maioria de nós aprende a ser mãe por tentativa e erro. Aprendemos fazendo.

9.  Os dois devem descansar 
Muitas pessoas com quem conversamos disseram que, de vez em quando, gostariam de ter um tempo para simplesmente ficar em casa, sem fazer nada. Parece que se você está lá, tem que estar trabalhando. Está errado! Todos merecem um tempinho livre dentro de casa, uma folga. Durante esse tempo, um não pode dizer ao outro o que fazer. Ela quer ler uma revista. Ele, ler o jornal ou assistir à TV. Os dois podem tirar um cochilo.

10. Sejam carinhosos 
Tanto homens quanto mulheres nos disseram que sentem falta dos pequenos gestos de intimidade, como abraços e beijos, que desapareceram junto com o sexo.

11. Uma noite só para vocês 
Quantas vezes já ouviram esse conselho? E quantas vezes o seguiram? Se não der para arcar com uma babá, combine com um casal de amigos para que, de vez em quando, uns cuidem dos filhos dos outros. Os “encontros” podem até acontecer na sua própria casa. Duas velas, uma toalha de mesa, uma garrafa de vinho, todos os aparelhos eletrônicos desligados e nenhuma criança acordada: isso já é um encontro romântico (a comida pode ser encomendada). Encontro de madrugada em casa mesmo, depois que as crianças dormiram (e antes que uma delas pule em sua cama).

12. Uma escapada, sempre que possível 
Quanto maior a distância (física e mental) entre vocês e seus filhos, melhor é o sexo. Viajar nem sempre é fácil, mas vale a pena. Viajem juntos no fim de semana, só vocês dois, umas duas vezes por ano.

13. Marquem na agenda 
É preciso admitir: a época do sexo espontâneo, do tipo “agora mesmo, na mesa da cozinha”, acabou. Se vocês querem uma relação sexual de qualidade é preciso planejar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário