domingo, 10 de julho de 2011

ESTÍMULO A AUTO-ESTIMA – ENCONTRANDO O PONTO DE EQUILÍBRIO



Na educação dos filhos estar atento é sempre a receita mais acertada, mas não há como fugir da realidade de que se trata de um percurso cheio de dúvidas. A boa notícia é que pais do mundo inteiro passam por isso e uma boa dose de bom senso é o que melhor norteia. Discutir o assunto também é importante nessa busca, não pela perfeição, mas por dar o melhor de si. Essa discussão ganhou nova munição com a publicação este ano do livro Grito de Guerra da Mãe-Tigre, da americana de origem chinesa Amy Chua, em que descreve seu polêmico método de educar, baseado na tolerância zero e na incansável busca pelo sucesso. Uma boa medida do significado desta postura ela já passa na primeira frase do livro; “o tigre, símbolo vivo da força e do poder, em geral inspira medo e respeito”. Exageros à parte, entre erros e acertos, a autora tem especial restrição ao quanto os ocidentais, sob pena de serem superprotetores, são extremamente preocupados com a autoestima de suas crianças. 

Autoestima é o que a pessoa sente em relação a si mesmo, é o amor-próprio que Freud já teorizava no começo do século passado e apontava como obrigatório em uma existência satisfatória. Este processo é parte do aprendizado da vida e começa quando os filhos ainda são bebês, em que aquele primeiro olhar materno faz com que eles se sintam foco de todo afeto do  mundo. Solidificar esses aspectos é papel dos pais em todas as fases do crescimento; na primeira infância, ainda no desenvolvimento motor, além dos carinhos e cuidados há a necessidade do reconhecimento pelas pequenas vitórias, como comer sozinho e amarrar os sapatos, e de forma semelhante nas fases seguintes. Esta capacidade de o indivíduo se ter em alta conta é um elemento que permeia de forma definitiva o modo como crianças e adolescentes lidam com os desafios e com os potenciais perigos a que são expostos – como avalia a educadora Tania Zagury (autora de títulos como Limites sem Traumas – Construindo Cidadãos), na introdução a drogas e bebidas por exemplo, seria capaz de dizer não, sem medo da aceitação do grupo. Pesquisadores de Harvard concluíram que na evolução da bulimia e da anorexia, a baixa autoestima é um requisito essencial. Conhecer suas qualidades e suas limitações são características importantes para um indivíduo fugir deste tipo de armadilha.

Estimular a autoestima não significa necessariamente superproteção, para tanto é fundamental encontrar o ponto de equilíbrio. Nos Estados Unidos houve um movimento para cultivar a autoestima (inclusive com ações governamentais) que produziu efeitos contrários; caiu-se no exagero em que escolas de todo o país passaram a estimular professores a enaltecer as crianças por qualquer motivo, indiscriminadamente, criando uma geração incapaz de lidar com um “não” e viciada em elogios. Na outra ponta há o reconhecimento merecido por atitudes positivas, que vão além das notas altas, e saber criticar é de suma importância, além de ter sempre em mente que tudo se reflete nos filhos, portanto pais com a autoestima em dia  têm filhos que também apreciam saudavelmente a si mesmos.

Nem tanto ao mar, nem tanto à terra, já dizia o ditado antigo. Quando o assunto é educação, o melhor caminho, como afirmado no início, é o do bom senso. A mãe-tigre peca terrivelmente ao menosprezar a importância da autoestima na formação de seres humanos mais seguros e felizes. Ela própria vivenciou esta constatação; no prólogo ela confessa: “Era para ser uma história de como os pais chineses são melhores educadores que os ocidentais. Em vez disso, é sobre um amargo choque de culturas, um fugaz sabor de glória, e sobre como uma menina de treze anos me tornou humilde”.

Um comentário:

  1. Parabéns, gostei muito do texto, irei indicar a leitura para os professores do Colégio.
    Necesitamos sempre buscar um ponto de equilíbrio na nossa vida, para que possamos lidar da melhor forma com as situações cotidianas.
    Abraços...
    Rose Zuanny

    ResponderExcluir