domingo, 3 de julho de 2011

É UMA DELÍCIA!

 Tempo friozinho nos trópicos, ainda que na maior parte do país não se perceba temperaturas tão baixas, já é possível experimentar a preferência por lugares fechados, figurino mais pesado e comidas que aquecem mais. Uma iguaria de origem européia que combina bem com este clima é a delicada fondue.



A fondue surgiu na Suíça, pelo que se tem notícia, por volta do século XVII, por contingências do inverno rigoroso. À época sua preparação era considerada “coisa de homem”, certamente sem imaginar o quanto se sofisticaria e ganharia fama internacional. Significa fundido por sua receita autêntica ser uma mistura de queijos (em geral Ementhal e Gruyère) derretidos e mantidos aquecidos numa panela especial de richaud (variam os tipos; metálicas, esmaltadas ou de barro). Hoje já expandiu-se em variações de carnes e chocolates, até receitas totalmente inusitadas - os utensílios empregados são bem específicos, como os garfinhos e as cumbuquinhas, mas se não tiver tudo pode ir improvisando.


Existem milhares de receitas; vale testar a sua. A tradicional de queijo poderá ser preparado com a fusão de queijos (o importante é possam ser derretidos e adquiram uma consistência cremosa) ou adquirir uma mistura pronta, atualmente disponível em grande parte dos supermercados. Para ajudar na consistência e sabor utiliza-se um pouco de kirsh ou vinho branco seco e noz moscada, além de passar alho na panela por conta da aderência. Os acompanhamentos em geral são os pães, mas se pode usar outras coisas como legumes e hortaliças. Para a fondue de carne mais comumente servida deve-se temperar cubos de filé mignon que serão fritos individualmente espetados nos garfinhos (coloca-se óleo para aquecer na panelinha) e saboreados com diversos molhos (tártaro, quatro queijos, chutney de manga e o que mais vier na imaginação). A fondue de chocolate é a preferida da ala feminina, leva chocolate ao leite com meio amargo, creme de leite e para os que gostam, um pouco de conhaque (o truque é derreter num recipiente à parte em banho-maria ou no microondas), acompanhado de frutas de preferência, bolos e até marshmallows.


A idéia é aproveitar o clima e se deliciar com este prato tão saboroso, seja com seu amor, com amigos ou numa farra em família, acompanhado de um vinhozinho. Ter um momento relaxante que além de uma orgia alimentar, pode ser muito divertido - reza a tradição que quem deixar cair o pedaço de pão na panela de fondue vai oferecer a próxima (ou outra prenda que se queira inventar). A experiência é praticamente um ritual, que guarda muito charme e remete a uma maravilhosa sensação de aconchego.

Um comentário:

  1. Oi Ursula!!!Também adoro essa maravilha...e como na nossa terrinha não há tanto frio, espero uma visitinha de nossos dindos e me esforçarei para fazer um bom fondue!!!!!!!
    suadades!!!
    Thayse

    ResponderExcluir