sábado, 21 de agosto de 2010

Salvador para os soteropolitanos

Uma amiga comentou que estava vindo para Salvador curtir um final de semana cultural. Delícia! Ainda mais que sempre se inclui neste passeio um tour gastronômico. O que fiquei me perguntando foi qual seria esse roteiro (o mais comum é ouvir os comentários sobre saídas de Salvador para tal). Resolvi saber detalhes do passeio e fui alegremente surpreendida por coisas muito legais.

Sexta-feira à noite foi escolhida para o teatro com a peça “O sapato do meu tio” em que este passa lições sobre o ofício de palhaço com muito humor e poesia, no Teatro Vila Velha. Esta visita proporcionou uma grata surpresa de ver a conservação do Passeio Público, as instalações do Teatro, e ainda como as artes se integram naquele lugar (no foyer é possível apreciar a exposição Reciclarte com reciclagem de lixo hospitalar).

O sábado amanhece radiante na praia do Porto da Barra e suas águas calmas, com direito a água de côco  geladinha e um mergulho revigorante. Daí para o outro lado da cidade, no Cabula, almoço no restaurante Paraíso Tropical do prestigiado chef Beto Pimentel, conhecido por sua filosofia de cozinhar apenas com alimentos naturais. Uma mistura de mariscos, frutas e ervas exóticas cultivadas em sua própria horta orgânica, no mínimo inusitada. Para o fim de tarde foi escolhido ver o sol se pôr no Museu de Arte Moderna (MAM - Solar do Unhão), onde acontece o projeto Jam no MAM, jam sessions da melhor qualidade com músicos de jazz de várias partes (Nonato adora!).

Na manhã seguinte  foi a vez do Palacete das Artes, na Vitória, onde estão expostas obras originais de Auguste Rodin cedidas pelo Museu Rodin Paris. Passeio gostoso e inspirador, que terminou no simpático Café Solar com seu cardápio para lá de convidativo. (Legal aproveitar a programação pedagógica voltada para as crianças). Já com saudades da Bahia, de olho no horário do vôo de volta, correram para a Península Itapagipana, mais precisamente Ponta de Humaitá, onde comeram uma mistura de cozinha baiana e espanhola. Divino! Para completar não dispensaram o famoso sorvete da Sorveteria da Ribeira. Agora podiam volar para casa.

Eu, que estava planejando sonhadas viagens para fora da cidade, já estou com data marcada para conhecê-la melhor. Salvador para os soteropolitanos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário