domingo, 23 de outubro de 2011

NOSSO DIA ROSA




Em meio às várias atribuições do seu dia-a-dia de multimulher dê uma pausa para propagar o Outubro Rosa. Trata-se de um movimento mundial que começou em 1997 nos Estados Unidos motivado pela necessidade de chamar a atenção da sociedade e dos poderes públicos para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Há uma ênfase na questão da disponibilidade da mamografia e o nome remete ao laço rosa, símbolo da campanha, que tem como marca principal a iluminação de monumentos com esta cor – como a Torre de Pisa na Itália, a Opera House na Austrália e o Arco do Triunfo na França. O Brasil passou a fazer parte desta mobilização em 2002, e várias cidades já “vestiram” seus monumentos de rosa, a exemplo do Cristo Redentor no Rio de Janeiro, Farol da Barra em Salvador e Monumento aos Bandeirantes em São Paulo.

O câncer de mama é o segundo mais frequente no mundo, de acordo com informações do INCA (Instituto do Câncer – RJ), o mais comum entre as mulheres e se diagnosticado precocemente apresenta um prognóstico  relativamente bom. Ainda segundo a entidade, no Brasil a mortalidade pelo câncer de mama permanece alta muito provavelmente pelo diagnóstico em estágios mais avançados. A prevenção primária não é possível dada a variação genética que se dá como fenômeno nas neoplasias, mas como é frequente, cabe o rastreamento, portanto o foco no diagnóstico precoce é vital.

O ponto alto das manifestações é no dia 28 de Outubro, quando, em sinal de conscientização, vamos todas vestir rosa. A campanha une instituições do terceiro setor e poder público, visando não só a citada conscientização, bem como angariar fundos para pesquisa. Há um grande número de eventos nas diversas cidades do país, cuja participação popular é fundamental para produzir o eco necessário para  se aumente a divulgação dos cuidados preventivos, a disponibilidade da mamografia para um maior número de mulheres e dos tratamentos, além de apoio aos portadores. É uma questão de se cuidar - começa no auto-exame, que faz parte das ações educativas, mas que de forma imprescindível  se extende para o atendimento por profissionais de saúde e realização de exames de rotina. É também um convite às mulheres para que separem este dia para si próprias; nosso Dia Rosa.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário