sábado, 15 de outubro de 2011

PROFESSOR, TRANSFORMEI O MUNDO!

Conto n° 3


O primeiro dia do Professor naquela escola foi agitado. Tudo novo para ele e para os alunos. Ele, recém-formado, havia escolhido lecionar contra tudo e contra todos; pensava que a educação era a área mais importante do conhecimento e que nela poderia fazer a diferença. Os alunos desbravavam a entrada no ensino fundamental, onde tudo agora precisava ser levado a sério, distante dos tempos da educação infantil.

Nosso Professor queria mesmo conquistar a turma, e isso não foi fácil. Cada cabecinha daquela vinha de uma história, a maioria de gente pobre, sem muitas possibilidades. Naquele ano letivo aprenderiam a importância do estudo na vida deles. Foi tão intensa sua dedicação àquelas crianças, procurando passar não apenas o que havia na grade curricular, mas principalmente como viver em sociedade e a tornar-se um ser humano íntegro. Era comum vê-los em atividades fora da sala de aula, com grande foco no incentivo às artes, sobretudo a leitura. 

Para um aluno em especial aquilo tudo gerou transformações importantes. Aprendeu com aquele mestre que o mundo era muito maior do que as estreitas ruas de sua cidade natal; descobriu que os livros lhe podiam proporcionar viagens bem ao longe e que era possível tornar sonhos realidade. Ver o crescimento daquela menino foi realmente gratificante, desde o seu interesse pelas disciplinas, passando pela liderança que exercia com seu carisma, até vê-lo ingressar no movimento estudantil. Em um salto o ativismo político surgiu à sua frente e frequentemente se referia em seus discursos às conversas que tivera no passado com aquele Professor. Foi talentoso e atuante como parlamentar até galgar cargos no executivo. Do alto de seu prestígio encampou lutas sociais importantes e passou a ser referência quando se tratava de direitos civis. Tornou-se um cidadão   a quem todos admiravam, um formador de opiniões responsável e cônscio de seu papel na sociedade.

Hoje foram as eleições presidenciais. aquele garoto foi eleito, o que equivale a dizer que se trata de um dos homens mais influentes do mundo. De origem humilde, procedente de um reduto onde a violência imperava e cujo destino parecia estar traçado, encontrou em sua vida instrumentos um indivíduo de raros conhecimento e retidão. Pôde então reescrever um caminho vitorioso e deslanchar todo o seu potencial. 

No final foi a mão daquele professor lá atrás que plantou tão preciosa semente, e aquele garoto poderia tranquilamente dizer: "Professor, transformei o mundo!"



*Inspirado em todos os mestre que "matam um leão por dia" para tocar seu ofício, em especial minha Dinda Julieta que sempre exerceu a profissão de professora com dedicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário