quarta-feira, 16 de junho de 2010

Viva la duuuuuuuuuuuuuuma! (a primeira Copa do Mundo a gente nunca esquece)

A Copa do Mundo da África do Sul está sendo a primeira das minhas duas filhotinhas. Tudo bem, é pela TV, mas a emoção de ser torcida é algo muito genuíno e na minha opinião importante de ser cultivada. Catarina, por ser maior, tem uma emoção verbalizada, até porque, vem sendo trabalhado o tema na escola. Está a torcedora (o nome Kaká no uniforme lhe pertence...rs,rs...). Isa vai no embalo com sorriso, mas o barulho lhe causa estranheza.


Este momento me faz pensar no quanto de importância tem compartilhar especificamente a torcida pelo seu time com suas crianças. Hoje em dia se vê as famílias cada vez mais delegarem a educação dos seus filhos a terceiros, deixando de lado o grande papel de guia dos pais, a maior influência. Estar na mesma torcida une as gerações, nos dá oportunidade não só de ensinar o valor das vitórias, mas também das derrotas. Psicólogos dizem que quanto antes as crianças se expõem a certas dificuldades, como ver seu time precisar se superar, menos doloroso é esse exercício no futuro. Aliás, muitas vezes o esporte serve de exemplo de superação. A diversidade também é um tópico que podemos estimular nossos filhos a aprender, ainda mais na Copa do Mundo.
Enfim, cada momento pode ser valioso dependendo de como o encaramos. É preciso estar atento. E viva la duuuuuuuuuuuuuma!

2 comentários:

  1. Amiga!!!!!
    Nossas pequenas estao tao lindas de verde e amarelo!!!
    Fico muito feliz que tenha criado o blog. Quanto tempo voce nos privou desses seus pensamentos e textos lindos!!!!! Assim tambem nos sentimos mais proximos da nossa familia tao linda.
    Beijo grande nos 4.

    Lary, Leo e Ana Bia

    ResponderExcluir
  2. Torcer desde criançinha desde que exista boa orientação faz bem e ensina a ter esportividade, e por enquanto - Bora Baêêêêa!

    ResponderExcluir