sábado, 19 de junho de 2010

Formandos de Medicina 99.1-UFBA

Você viu o tempo onde foi? Onze anos se passaram. Parabéns a todos amigos e colegas de turma.

Esta data me faz refletir sobre os desafios de ser médico hoje. As mudanças sócias afetaram diretamente a prática médica, mudando o paradigma da arte e sacerdócio. Ainda se exige muita abnegação, mas é encarado como uma profissão para gerar sustento. Como tal, se impregnou com cargas horárias exaustivas, múltiplos vínculos e uma conduta cada vez menos compassiva.     Tudo isto afeta sobremaneira a vida do médico e a relação médico–paciente.

Por outro lado, o mundo globalizado gerou mais autonomia para o paciente, gerando questionamentos às ordens médicas, inclusive em muitas situações necessitando de consentimento informado do paciente para certos procedimentos. 
  
É absolutamente desejável que o médico seja atencioso, compreenda os sentimentos e o estresse do paciente. Mas será que passa pelo imaginário coletivo a muitas vezes difícil vida dos médicos e sua rotina estressante? Não que isso justifique maus tratos, imperícia e imprudência, mas compreender este universo pode contribuir para uma melhor convivência.

Em 2004 o Conselho Federal de Medicina realizou pesquisa sobre o assunto. Revelou-se que 98% dos entrevistados estavam exercendo sua profissão; a maioria com múltiplas atividades em medicina (16,7% realizam quatro atividades, 7,4%  mencionaram 5 atividades e 4,1% mencionaram 6 ou mais atividades), mais da metade dos médicos brasileiros, 52%, exerce atividades de plantão, principalmente do tipo presencial (64%), fato que é percebido por 58% da classe como motivo de desgaste da profissão, pois o excessivo número de horas trabalhadas por semana é fator determinante no estresse do profissional.

O cenário não é tão desolador se avaliamos outro lado da pesquisa; os três valores humanos mais importantes para os médicos no Brasil são: honestidade (97,3%), ordem social (91,9%) e afetividade (88,2%). Dentre os valores apontados como menos importantes estão emoção (20,2%), poder (17%) e prestígio (12,5%).

Então, podemos sim comemorar nossa data, sempre pensando em nos tornarmos cada vez melhores em tudo. Por isso deixo uma frase que vem norteando várias etapas de minha vida: “Cada um de nós compoe  a sua história, e cada ser em si carrega o dom de ser capaz de ser feliz.”

Um comentário:

  1. Parabéns para você que é uma excepcional profissional e a todos os seus colegas de turma.

    ResponderExcluir