domingo, 1 de abril de 2012

O QUE EU QUERO ENSINAR A VOCÊ



Mesmo antes de olhar seu rosto já pensava em lhe ensinar tantas coisas. Alisava minha barriga e imaginava longas conversas sobre a vida, sobre como você deveria se comportar e sobre o que realmente é importante na vida. Cantava sempre, desejando lhe passar algum gosto musical, embalar seu sono ou acalmar sua agitação. Quando eu te vi pela primeira vez tive certeza do quanto havia guardado para lhe mostrar. Tive medo de estar sendo pretenciosa, e mais medo ainda de não saber ensinar nada, afinal você era potencial para tudo e eu queria mesmo era lhe permitir todas as possibilidades.

Talvez a primeira coisa que tenha passado para você tenha sido o poder de um afago. Dizem que os bebês começam sua relação com o mundo a partir daí. Desde sempre você soube o que é ter atenção. Os primeiros passos e as primeiras palavras também tinham um pouco de mim. Ao longo do tempo vai chegando o apreço pelas artes e o gosto por aprender. Neste afã por te dar sempre mais acabo me descobrindo ensinando coisas que não fazia idéia saber, como subir em árvores ou dar cambalhotas. E volto à infância lhe mostrando como brincar no balanço, na escorregadeira ou andar de bicicleta.  

Me preocupam as questões materiais, das quais tento estabelecer o verdadeiro valor, distinguindo entre ter e ser. Numa sociedade que valoriza muito mais o primeiro acaba sendo nadar contra a corrente trilhar caminhos com maior ênfase no segundo. Aos poucos vou conseguindo passar noções de respeito, amizade e cidadania.

Penso também nas coisas que não consigo lhe ensinar; jogar xadrez, saltar de asa delta ou mergulhar em alto mar. É quando paira a sensação de incompetência que logo dissipo ao te ver saudável e feliz, crescendo e se revelando uma pessoa de quem me orgulho. E você vai muito além de mim, tendo a vida para aprender o que quiser. No fundo o que de fato é essencial é criar uma atmosfera de confiança na qual você se paute para alcançar suas próprias conquistas.

E mesmo estando em meio à caminhada, me sinto plena ao sabor desta missão que nada tem de unilateral, pelo contrário, se um dia me preocupei tanto com o que tinha a lhe ensinar, hoje percebo que aprendo muito mais com você.


Um comentário: