segunda-feira, 26 de março de 2012

SAIA DA SAIA JUSTA



Criança diz cada coisa! A toda hora alguém solta esta frase. É que muitas vezes as crianças colocam os adultos em situações embaraçosas, principalmente quando estes complicam a resposta a determinadas perguntas. Lembra aquela história em que a mãe fica tensa quando o filho pergunta como veio ao mundo e ele impaciente com os rodeios diz que só quer saber se nasceu pelado ou vestido. A maior parte das vezes, passados os primeiros segundos de surpresa, com honestidade e paciência se consegue explicar o que lhe é questionado.

O cuidado ao responder é obviamente importante, muito pela necessidade de se satisfazer a sede de aprender das crianças, mas também para que o adulto na berlinda não se enrole em situações posteriores que certamente terão a anterior como referência. Foi por isso que em certa casa deu-se um embrolho que agora lhes relato; a menina vendo um pacote de absorventes no banheiro da mãe apressou-se em perguntar do que se tratava. A mãe, resistindo para não falar de menstruação com tão pequena figura, disse tratar-se de um pacote de fraldas. A criança logo emendou, “você também usa?” Já que tinha começado, só restava dizer um quase inaudível “sim”. Daí a contar aos quatro ventos que a mãe usava fraldas foi um pulo. E a colocar a tal fralda também. Custava ter explicado ser o nome do tal utensílio, para que servia e que ela só usaria quando mais velha? Em outro episódio explicou que a criança não deveria falar com estranhos em hipótese alguma. A menina entrava no elevador e não abria a boca, recebiam a visita de algum amigo dos pais que ainda não conhecia a criança e ela muda, e assim onde quer que chegassem. A mãe começou a pensar - “mas ela sempre foi tão comunicativa!” está precisando ser corrigida. Põe-se a repetir em cada oportunidade – “fala com o tio!” Lá pela segunda reprimenda a pequena soltou: “ você não disse para não falar com estranhos?”

No final das contas prevalece a orientação de nivelar as explicações ao desenvolvimento da criança e responder simplesmente o que lhe é perguntado. Provavelmente responderá a pergunta algumas vezes na vida da criança e de formas diferentes, com ela própria dando pistas do que é capaz de compreender. De qualquer modo estratégia é clara; saia da saia justa. Se não der, divirta-se (este tipo de situação rende muitas gargalhadas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário