domingo, 18 de dezembro de 2011

VAI QUE É TUA, MULTIMULHER!



O mundo corporativo também se rende a essa nova mulher. A mulher já tão falada neste espaço, de múltiplos interesses e portanto entrando em mares nunca dantes navegados.  A tão sonhada igualdade com os homens agora é pensada de outra forma; vencer sim, tanto quanto eles, mas usando ferramentas que são exclusividade feminina, como a intuição e a capacidade de lidar com situações complexas com naturalidade.

O tema foi amplamente discutido na edição de novembro da revista Você S/A, especial para mulheres. Já no editorial se conclama as mulheres a valorizarem justamente estas diferenças entre gêneros. Recente pesquisa da McKinsey (consultoria de gestão) mostra que a defesa da maior inclusão feminina nas esferas estratégicas das organizações é uma decisão inteligente. Cita-se que o desempenho financeiro das empresas que têm mais executivas em seus conselhos é superior ao das empresas com apenas homens. É um movimento sem volta, de uma mudança no modo de pensar dos executivos.

O tópico intuição merece um parêntese. Trata-se da capacidade de relacionar o que é racional com o não verbal. Não significa que os homens não a possuem, é inegável que as mulheres são quem melhor traduzem essa capacidade. Não é uma característica meramente nata, pelo contrário ao longo da vida vai se aprendendo a exercitá-la, podendo-se transformá-la em importante ferramenta de liderança.

Esse cenário favorável no mundo corporativo não chegou de graça, os múltiplos interesses das mulheres precisaram ser compartimentalizados para que ela pudesse trabalhar com foco. Além disso, vem na esteira de uma maior qualificação das mulheres – nos últimos nove anos houve um aumento de 59,1% no número de mulheres com diploma universitário contra um aumento de 47,2% entre os homens, segundo dados do IBGE. Estar preparada para o mercado é fundamental, e para isso é necessário investimento alto de tempo e disposição, e visão mercadológica de suas carreira, que precisam ser bem planejadas e com atenção especial ao network. O fruto de todo o exposto é que as mulheres estão conseguindo fazer mais dinheiro; neste nove anos também a renda das brasileiras subiu 68,2% (Data Popular), estimando-se que em pouco mais de duas décadas a histórica diferença de remuneração entre homens e mulheres  se extinga.

Como destaca a matéria da Você S/A, é a hora e a vez das mulheres, apesar de restar muito trabalho pela frente – ainda existem muitos campos onde a presença de mulheres é tímida. A mensagem é de que o lugar ao sol é algo possível para a mulher de hoje que prova todos os dias o valor de sua competência.

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