terça-feira, 13 de dezembro de 2011

UM BRINDE AO OTIMISMO



“Ando devagar porque já tive pressa e levo esse sorriso porque já chorei demais.” A letra de Tocando em frente, escrita por Almir Sater representa bem como a vida é; um aprendizado diário. Independente do que se passa com você, se agora está alegre ou triste, uma coisa é certa, de toda experiência se leva uma lição. As pessoas ditas resilientes, e porque não dizer até inteligentes, costumam usar cada vivência, seja tropeço ou vitória, para crescer e ser cada vez melhor. É verdade que as situações negativas muitas vezes marcam mais profundamente neste caminho de aprendizado, mas não precisa ser sempre assim.

Uma nova porta que se abre, trazendo a oportunidade de recomeço que nem sequer havia sido imaginada, pode ser transposta com alegria e esperança, sem aquela sensação de que é bom demais para ser verdade. Porque, ao menos de vez em quando, não pode estar tudo em seu lugar? Inclusive você; no lugar e na hora certos. Porque não acreditar que tudo está conspirando ao seu favor? Otimismo nunca é excessivo, mesmo quando parece que por conta dele a decepção foi maior. Ele ao menos fez com que o caminho até o suposto fim tenha sido prazeroso. É o que dá forças para continuar tentando. Por outro lado, emoções conflituosas, problemas que parecem insolúveis e grandes batalhas sem êxito sempre irão existir. Como já claro, elas também muito ensinam, mas não precisam ser supervalorizadas e manter-nos numa zona de penumbra. Estas situações precisam servir de contraponto com a luz em direção a qual devemos sempre seguir.

Então, sem pressa e com um belo sorriso no rosto, se abra ao novo, de corpo e alma, afinal tudo está bem, mesmo quando nem tudo parece acabar bem. Como sempre é tudo muito relativo e quando finalmente as coisas acomodam se vê o quanto valeu a pena.


Um comentário:

  1. Exata em tudo!!! A resiliência nos faz voltar ao estado natural sempre, por mais que sejamos expostos ao limite da matéria, no caso, do emocional!

    ResponderExcluir