domingo, 28 de agosto de 2011

E ASSIM NASCEM OS TIRANOS

Letra de Arnaldo Antunes e voz de Adriana Alcanhoto 


Os olhos do mundo estão voltados para a Líbia, à procura de Muamar Kadafi, ex-líder responsável por crimes contra a humanidade. Todos a seu tempo, Saddan Hussein, Mussolini, Hitler, são tantos nomes na constelação da tirania que espalharam a opressão sobre seus povos.  São pessoas com fascínio pelo poder, sem nenhum respeito ao próximo e que governam pelo medo. Do que se forja este tipo de personalidade? Onde nascem as mentes perversas? Em que ponto começa esta ambição desmedida, esta prepotência?

Estudiosos costumam colocar este tipo de personalidade no rol das mentes brilhantes e que utilizam, em algum momento, seu carisma para conquistar seguidores entre seus pares e usam esta influencia em benefício próprio. Visto de fora e retroativamente esta influencia pode parecer até absurda, mas a eloquência com que Hitler convenceu a maior parte de seu povo de que a supremacia germânica era necessária não deixa dúvidas, é possível usar um dom pessoal para mover a massa popular, no mesmo movimento feito por grandes líderes mundiais, ainda que em direções opostas. A força que impulsiona essas pessoas parece ser a mesma, porém os propósitos são diferentes. Resta saber em que ponto do caminho alguns indivíduos deturpam valores e escrúpulos tidos como socialmente aceitáveis.

Ao longo da vida as pessoas são expostas a diversos estímulos, positivos e negativos. Durante a gestação já se pode influenciar a personalidade daquele novo ser, e daí por diante todo aquele potencial poderá ser transformado, para o bem e para o mal. É na infância que absorvemos noções de certo e errado, limites de onde acaba nosso direito e começa o do outro e principalmente de respeito às diferenças. Quando esta base é distorcida todas as noções futuras advindas dela serão também distorcidas e perpetuadas nas relações pessoais, de trabalho e na forma de atuar em sociedade. É assim que nascem os tiranos.


Impossível não tocar num ponto delicado que é a educação que estamos dando aos nossos filhos. Manter sempre em mente o potencial que eles têm de se transformar em qualquer coisa é importante, pois sob nossa influência poderemos formar futuros líderes que tenham um olhar diferente sobre o outro. O ponto nevrálgico desta equação é assumir responsabilidades. Todos os déspotas nasceram de alguma mãe, foram criados no seio de alguma família, e dela aprenderam seus valores, portanto a origem de tudo é muito mais remota do que se possa admitir. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário