sábado, 12 de fevereiro de 2011

DESTINO: ARACAJU

Uma homenagem aos amigos Sergipanos e ao ramo da família que lá vive, depois de tantas viagens a Aracaju a trabalho, para falar do destino turístico. Bem apropriado pelo período de férias de verão, ainda mais para quem mora em Salvador, cidade-irmã, a apenas 356 quilômetros. É uma cidade de médio porte, tranqüila e extremamente agradável, que em muitos aspectos ainda guarda gostosas características de cidade do interior, daqueles lugares onde o visitante se sente em casa.

Como cidade litorânea que é, as praias são seu maior cartão-postal, a exemplo das lindas Praias do Saco e Abaís, sem falar na famosa Atalaia. A paisagem e a brisa do mar são muito convidativas, ao ponto de alguns apelidarem a cidade de Aracapulco. Já na chegada chama à atenção a encantadora orla, revitalizada recentemente e considerada o maior centro de entretenimento do Nordeste. A área conta com praça de eventos, Cidade da Criança, quadras esportivas, ciclovias e lagos para canoagem e passeios com pedalinhos, enfim, diversão para toda a família. Ali pertinho está o Centro de Cultura e Arte de Sergipe onde se pode conhecer o trabalho de artesãos locais, lindas tapeçarias, bordados e cerâmicas. Não se pode deixar de visitar o Oceanário, que abriga atividades do Projeto Tamar (iniciativa voltada para a preservação das tartarugas marinhas), e que exibe cerca de 70 espécies nativas em 18 aquários, inclusive com a possibilidade de se tocar algumas delas. Entre uma atração e outra, a pedida é se refrescar e deliciar em um dos buffets de sorvetes da área ou bebendo uma gelada água de côco, outra marca da região.



Aracaju não é apenas orla; o centro conserva prédios históricos que valem a pena ser visitados, como o Museu Olímpio Campos e o Mercado Municipal, complexo que abrange dois mercados agora reformados, ótima opção para lazer e cultura.  No Mercadão a castanha de caju é vedete, in natura e em todas as suas variações, além de doces e compotas de tipos variados. Também aqui se encontra peças em palha, como chapéus e bolsas de praia, o colorido das famosas redes, as picantes e aromáticas conservas de pimentas, artesanato em couro, esculturas e panelas em barro.

Nenhum passeio que se preze escapa de uma “orgia gastronômica” e em Aracaju não é diferente. Já que está na orla o caminho são os bares cujo carro-chefe é o caranguejo (na passarela de mesmo nome), cercado por uma infinidade de petiscos, dentre os quais o Amanda é o mais badalado.  Se o assunto é comida, pode-se experimentar sabores de várias partes do mundo, contudo o destaque é cozinha regional.  O Cariri é excelente opção, muito pela culinária, porém mais ainda por ser uma casa de forró das mais tradicionais.  A Gota Serena também se aventura nesta seara e arranca suspiros com sua carne do sol com pirão de leite e tapioca com os mais inusitados recheios.  Impossível deixar de fora da lista o aconchegante Mangará, que parece aquelas cozinhas de casa de fazenda, com seu fogão tilintando e exalando o cheirinho de deliciosas sopas e caldos, aipim, ovos mexidos e cuscuz.
O Parque da Cidade é outro passeio agradável e divertido, no qual se pode aproveitar uma brisa fresquinha em meio ao verde e o canto dos pássaros. Aqui se pode andar no teleférico que vai até um dos pontos mais altos da cidade (é possível ir de carro), chegando a um mirante com um vista incrível, ainda mais bela se no pôr do sol. A emoção no teleférico é garantida não só pela altura, mas também por passar por cima do Jardim Zoológico - com sorte a viagem ganha a trilha sonora do rugido do leão. 


No final a certeza de que valeu a pena e a vontade de voltar a Aracaju.

Nenhum comentário:

Postar um comentário