domingo, 12 de fevereiro de 2012

TUDO NUM ÚNICO DIA

DA SÉRIE ADAPTAÇÃO ÀS MUDANÇAS
 A palavra adaptação significa acomodação, ajuste, e graças à imensa capacidade de adaptação do ser humano as mudanças vão sendo aos poucos incorporadas e se atinge a homeostase.

O modo de pensar e agir determina o rumo que sua vida tomará. Obviamente tem muito do imponderável, mas em muitos aspectos podemos interferir positivamente. Estas ideias me vieram à mente ao lembrar que nessa mudança ouve um certo corre-corre e na procura do novo ninho não foi diferente, mas tentando usar de estratégias que podemos manter no cotidiano foi possível resolver tudo num único dia.

Muitas podem ser as estratégias para se atingir um objetivo, contudo pode-se tentar resumi-las em três pontos principais: foco, objetividade e planejamento (não necessariamente nesta ordem).

Manter o foco é ter como centro determinado objetivo, é tê-lo sempre em mente a cada passo. É uma característica importante, seja na vida pessoal, seja nos estudos, seja nos negócios, e é apontado como fator primordial para se transpor obstáculos e situações de dificuldade. Para ter foco há que se traçar metas e estar disposto a executá-las. Tudo na vida exige dedicação, ainda que às vezes nos proponhamos a tarefas que parecem impossíveis de tão difíceis que são. Mas difícil e impossível são diferentes, e ser incansável lhe ensina isto. O crucial é não se desviar do caminho.

Qualquer meta poderá ser embaçada se não houver objetividade. É a falta desta característica que te faz perder o rumo, ainda que temporariamente. É em verdade a raiz do foco, o qual não existe sem a mesma. A objetividade vai um pouco além quando encerra a capacidade de mirar nas questões essenciais, sem se deixar ludibriar pela perfumaria, pelo supérfluo. Isto faz com que se racionalize os esforços e se possa atingir os objetivos com mais brevidade e menos sofreguidão.

A execução das metas com foco e objetividade exige planejamento, com o qual se avalia as possibilidades e se estrutura as ações para o alcance de determinada meta. Trata-se de uma ferramenta da prática, da atitude, fugindo do campo do imaginário. O planejamento tem haver com cronograma, o que nos remete a fugir da procrastinação. Uma frase atribuída ao Dalai Lama lembra: “só existem dois dias no ano em que nada pode ser feito; um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.”

No final creio que consegui trilhar os tais pontos estratégicos para se atingir um objetivo – em apenas um dia! Para tanto precisei contar com algo que ultrapassa toda essa racionalidade: uma boa dose de sorte e um irmão incansável.

2 comentários:

  1. Poxa, Mana, Vc sabe que o que gosto mais de fazer é ajudar...Quando por uma coisa ou outra ñ consigo, fico arrazado! Nem sempre consigo agradar a todos mas tento até a última gota do meu sangue!!!!rssss Com relação a vc propriamente, como não dar a mão, o corpo todo, a minha irmãzona(interrogação)Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tivesse resolvido escrever nossa odisséia como de fato aconteceu, leria seu nome em cada pelo menos 10 palavras. Valeu mesmo a energia colocada na minha busca. Isso a gente também tem em comum...não desistimos fácil. Bj.

      Excluir