domingo, 5 de maio de 2013

VOCÊ TEM FOME DE QUÊ?





Consumir, consumir e consumir! É um apelo quase que irresistível, uma necessidade muitas vezes sufocante de ter cada vez mais. O consumo faz parte do cotidiano da maioria das pessoas, realizado frequentemente de forma impensada, e o que é pior, absolutamente desproporcionada às demandas reais. Falar sobre consumo sustentável, pensar de forma a se harmonizar com nosso recursos naturais, por outro lado, transformou-se até em jargão para alguns, usado de forma patrulhadora. Mas no íntimo de cada um o que verdadeiramente é factível? 

Adotar um estilo mais "low profile" é para poucos, resistir às tendências da moda ou à troca periódica de automóvel mais ainda. O consumo pode transformar-se em algo patológico, contudo ainda que não se enquadre nesta categoria pode fazer reféns facilmente. Mas o que você precisa para viver bem? Você tem fome realmente de quê?

A Revolução Industrial redesenhou o mundo que conhecemos. O maior acesso aos bens de consumo, juntamente com a globalização das informações e a publicidade persuasiva modificou de forma irremediável as relações ente desejo e necessidade. Somos tomados de assalto pelos  lançamentos, utensílios de última geração, a ditadura dos produtos de beleza e muita novidade que promete mais conforto. Tudo isto é importante para fazer girar a economia e aumentar o desenvolvimento das nações, o que é um avanço social, porém o exagero é deletério por vários motivos.   A supervalorização dos produtos coloca em outro patamar a busca pelas realizações pessoais no âmbito afetivo e intelectual. O consumo sem consciência repercute no planeta pelo aumento exponencial do lixo, sobretudo o lixo eletrônico. É difícil resistir, todo mundo gosta do que é bom, mas chegou-se a um ponto em que repensar este modo de vida tornou-se imperativo. 

Não que precisemos viver de forma espartana, contudo o excesso definitivamente não é saudável. E o quanto as pessoas se deixam levar por essa avalanche materialista influencia as relações interpessoais de maneira negativa. Avalia-se o outro pelo que ele possui e pode consumir, muito mais do que pelo que ele é. Superficializa-se a convivência humana de modo a perder de vista a essência do que nos torna plenos e felizes. E quando peneiramos tudo o que consumimos em nosso dia-a-dia fatalmente nos deparamos com coisas extremamente supérfluas, sem as quais viveríamos tão bem ou melhor. Se o exame de consciência for mais profundo, fica latente que precisamos de poucas coisas para viver bem, muito menos do que vamos acumulando ao longo da vida. Não precisa nem falar nas questões existenciais, do quanto é mais valioso ver seu filho crescer forte e feliz, se realizar profissionalmente e viver em harmonia com quem lhe cerca. Uma simples pergunta já ajuda a refletir; eu trabalho para quê? Morar e comer bem, dar uma boa educação para os filhos, viajar. A maioria de nós se diria satisfeito com esta resposta.. E porque seguimos comprando, comprando e comprando? 

Certamente a resposta está vindo paulatinamente e essa mudança tem tudo para ser uma constante. Aos poucos descobrimos o que é felicidade para cada um, e saciamos nossa fome de bem estar, com suficiência material, mas sem excessos. 





Um comentário:

  1. Oi amiga querida..... pois é, vc descreveu realmente o mundo de hoje, e eu que vivi outro mundo tenho que te parabenizar pela sua veracidade nas palavras!!!! parabens, eu e a minha turma de amigas do Colégio que até hoje nos reunimos sempre, discutimos´, ou melhor pomos em pauta nossas ideias, e chegamoa a mesma conclusão sua, VIOER SIMPLESMTENTE DÁ E MUITO, mas somos engolidos sim pelo bicho malvado, o CONSUMISMO , que foi importado pelos americanos..... me lembro qdo eu era mocinha assitia filmes americanos e fica encantada com as maquinas de tostex, as de fazer café, espremderes de frutas eletricos, enfim coisas que nós aqui nem sonhavamos em ter lá ja existia, e dai?, todos ficavamos aguçados de um dia termos e hoje estão todos por ai e muito mais...... mas vale a pena?, eu fui criada sem nada disso, e vivi tão bem e feliz!!!!!!!!!!! e hoje como tudo o que podemos ter,( nem tudo ne?), a gente vê lares se desmoronando em dividas, cartões de credito, e prestações imensas de pouco valor mas são tantas que o povo se perde em meio a esse consumismo todo.... e o pior de tudo isso, é que nosso filhos etão nascendo nesse mun do e a luta pelo emprego que ganhe muito bem continua sendo a mesma de trocentos anos atras!!!!!!!!!!! pena querida amiga mas essa é um praga que ninguem vai matar é nunca..... os mais espertos se mantem menos afoitos, mas os que não são, se afundam a cada dia mais!!!!!!!!!!!!! é ,de fato esse é um assunto que dá polemicas e muitas discusões, façamos nós a nossa parte e os outros ?... ué cada um é cada um, nada podemos fazer, porque lá no fundo somos tb consumistas de um mundo que estamos vivendo sim!!!!!!!!!!!!!!!!!! bjs....

    ResponderExcluir