domingo, 11 de setembro de 2011

ESPELHO, ESPELHO MEU!




Aqueles que têm filhos sabem; cada dia é um novo dia em que as crianças aprendem algo. Podem ser importantes lições de vida, ou pequenas coisas do cotidiano – para eles é sempre uma descoberta. Os pais, mesmo os mais distraídos, se impressionam com a capacidade de absorver as coisas e com tamanha rapidez. Os mais desavisados poderão achar que seu filho é uma espécie diferenciada, mas criança é tudo assim – um HD vazio, uma esponjinha – todos ávidos por novos conhecimentos, ainda que muitos de fato tenham talentos especiais. Este aprendizado obviamente passa por quem educa e chega um ponto em que você se vê refletido naquela criança. Muitas vezes me peguei admirando o jeito das meninas sorrirem que é idêntico ao meu, a forma como se perdem nos próprios pensamentos como o pai. Ver-se naquela pessoinha te enche de orgulho, porém vem estampar no seu rosto o tamanho da responsabilidade. Mais tarde será a sua vez de ter o filho como exemplo, ouvir suas opiniões e seguir seus conselhos, e nesse momento você terá a sensação de dever cumprido.


A responsabilidade se apresenta porque nesta relação é comum que as crianças pequenas repitam os comportamentos dos pais e os perpetuem para a vida adulta. Basta olhar para o lado e verá aquela criança educada, cortês, que desenvolve valores fundamentais para viver em sociedade filha de pais que assim se comportam e dão importância a isto no seu dia-a-dia. Do outro lado poderá presenciar também crianças agressivas, que discriminam outras crianças e não têm noção do espaço do próximo, educadas por adultos que levam uma vida exatamente assim. Até aqui observa-se o quanto é importante manter a coerência; condutas ambivalentes enviam mensagens truncadas para as crianças gerando uma sensação de insegurança.  O mundo mudou e mudou junto com ele a forma educar, o que passar para os filhos. Antigamente para uma mulher ser considerada bem criada ela tinha que estar afeita às prendas domésticas e estar preparada para o casamento. Hoje o casamento é uma opção, preparar sua filha para o mercado de trabalho é tão importante quanto preparar seu filho e desenvolvimento sustentável é um tema que veio para a mesa do café da manhã. O acesso que uma criança tem atualmente a informação multiplicou os porquês e aumentou o grau de exigência das respostas.

Certa atenção deve ser dada para que uma troca tão saudável não se transforme em algo patológico, movimento que na psiquiatria freudiana poderiam chamar de transferência e contratransferência. Desejar que o filho seja à sua imagem e semelhança, que siga todas as suas escolhas, por mais bem intencionado que seja, cedo ou tarde será fonte de conflitos. Estes vínculos precisam ser bem trabalhados para que sirvam de base sólida para o crescimento dos filhos e não uma eterna fonte de cobrança. A boa notícia é que a própria psiquiatria, em sua vertente psicanalítica comportamental,  compreende esse fenômeno como positivo e importante para a terapia, o que pode ser extrapolado para o desenvolvimento humano. Servir de espelho para outro é uma forma eficiente de educar e é o que lhe concede o aspecto intuitivo.


Caminhar por esta estrada muitas vezes íngreme requer comprometimento. Assumir o papel tão precioso de educar não significa saber tudo, mas significa estar atento e pronto para aprender. Uma das formas é, seguindo o exemplo dos pequenos ao desbravarem o mundo a cada dia, manter o coração e a mente abertos, afinal você pode estar apenas engatinhando nesta arte de criar gente.

Um comentário:

  1. Ursula q sensibilidade...adorei seu texto...vc descreve de um jeito simples e claro a dificil tarefa de formar gente (literalmente!!!).
    bjsss
    Thayse

    ResponderExcluir