domingo, 2 de fevereiro de 2014

BODAS - VOTUM - PROMESSA



Estava lendo sobre o significado das representações que se criou para as bodas de casamento. A palavra boda vem do latim votum e significa promessa. A promessa da união matrimonial, do “até que a morte nos separe”. Primeiramente é bom se saber que há imensa controvérsia em se designar autoria a essa inventividade. A lista de nomes varia um pouco, e as mais conhecidas são a de prata, que representa 25 anos de união e a de ouro que representa 50 anos. Parece haver uma lógica em que se denomina os anos iniciais com materiais mais frágeis ou menos nobres, e isso vá aumentando conforme o passar da idade do casamento. Fato é que criaram nome para tudo, desde  um ano (bodas de palpel) , até chegar cem anos, nas “bodas de jequitibá”.

As comemorações também vão mudando com o tempo. Os casais dos primeiros anos o fazem a dois, de forma íntima e romanceada até que com as bodas de “mais peso” as festividades se voltam para toda a família e a sociedade. Não estranhamente isso vem ao encontro das transformações que a própria relação inevitavelmente sofre, sinais do tempo e da maturidade. E não precisa passar muito tempo para as transformações ocorrerem, as pessoas vão mesmo mudando o foco de suas vidas, para muitos chegam as crianças e o significado do casamento ganha outro tom, sendo elas extensão do mesmo.


Isso faz pensar em quais são as coisas que mantém os casais juntos. Há uma lista de atitudes tidas como positivas para a longevidade do relacionamento a dois, com certeza sem unanimidade, mas os laços de amor ainda são o fiel dessa balança. Estar atento ao outro, se doar, sempre serão armas poderosas nesta batalha diária que é preservar o casamento. Os psicólogos costumam quebrar um pouco do romance nessa hora e dizem que o pilar maior que sustenta os casamentos longevos é a amizade. O que não significa o sepultamento do amor, muito pelo contrário; nesta amizade conjugal o amor poderá manter-se pleno. Trata-se de conhecer o outro, saber o que se quer apenas num olhar, cultivar a admiração mútua, ser um porto seguro para seu par. Tudo uma construção diária que requer boas doses de afeto, vontade e paciência. E como diria o poetinha, "de tudo ao meu amor serei atento...quero vivê-lo em cada vão momento...que seja eterno enquanto dure"! Quem sabe assim o casamento cresce com a força da prata, a resistência do ouro e a longevidade do jequitibá. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário