quinta-feira, 5 de setembro de 2013

UM LUGAR PARA AS FRUSTRAÇÕES



Frustração é definida como emoção que surge quando não se alcança algo almejado, do que se pode concluir que a vida é cheia de frustrações, pequenas ou grandes, pesarosas ou insignificantes, mas invariavelmente presentes. De fato não é sempre que se alcança um objetivo, e a maneira de lidar com isso é que difere as pessoas; sofrer mais ou sofrer menos é questão de ponto de vista, onde entra a resiliência ou flexibilidade, capacidade adaptativa para mudar o caminho, encontrar um lugar para as frustrações.


“Alguns infinitos são maiores que outros”.  E como Hazel Grace, personagem de A culpa é das estrelas, se aproxima do Poetinha – “que seja infinito enquanto dure”. Falam ambos do quanto é valioso viver cada momento intensamente, dar importância às coisas certas, banhar-se de um ânimo sempre renovado e assim dar uma chance para a felicidade. Muita coisa colocada no saco das frustrações é na verdade um olhar equivocado. Se o casamento durou 15 anos, vocês tiveram filhos lindos, contruíram muita coisa juntos e depois cada um tomou seu rumo não há porque dizer que não deu certo. Se não conseguiu entrar no curso que tanto sonhou e usou toda sua energia com um novo plano de vida que está sendo bem sucedido também não há porque dizer que fracassou. Canalizar as potenciais frustrações de maneira produtiva é a única forma de não ser marcado por elas. O contrário acontece quando se encara os obstáculos de forma negativa, tudo isso é descarregado no que não traz um passo adiante (como na comida, na bebida, em qualquer vício, ou até mesmo em culpar as pessoas que te cercam).

Quem sequer insinuou que exercitar esta capacidade de transformar é fácil? Algumas frustrações são como uma rasteira da vida após a qual levantar é um esforço sobre-humano; são paralisantes. É preciso determinação para sacudir a poeira e reerguer-se numa nova ordem. E viver é muito disto, é ter coragem pra mudar, transigir e se libertar das coisas ruins que muitas vezes nos tornam reféns, principalmente dentro de nosso próprio inconsciente. Ter bom humor é fundamental, rir de si mesmo, caminhar com leveza e saber que há muita coisa demasiado pequena para permitir lhe entristecer. E sabe de uma, um bom lugar para as frustrações não é um esconderijo; é onde ela possa ser encarada de frente e destituída de sua pretensa força.

Nenhum comentário:

Postar um comentário