quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

E A VIDA CONTINUA


Toda virada de ano é a mesma coisa; junta-se esperanças de que tudo poderá ser diferente, ainda que o último dia do ano jamais seja um ponto, mesmo que de continuação. Para o bem ou para o mal não há como apagar tudo e reescrever de onde parou. É preciso seguir lidando com velhas frustrações que aos poucos podem dar espaço a novas realizações, mas essa atmosfera de renovação é muito bem vinda, impulsiona sonhos e projetos, além de ser capaz de manter acesa a chama interior que faz todo ser humano ir em frente.

Confraternizar com a família e os amigos é um modo de alimentar essa energia boa de fim de ano. É um tempo de deixar transbordar o amor que une uns aos outros, mas é um tempo também de expurgar fantasmas e acertar as contas, com o presente e muitas vezes com o passado. É possível que esta catarse proporcione rupturas, as quais a longo prazo se mostram necessárias para um convívio mais verdadeiro entre as pessoas. Remexer no passado e tocar velhas feridas pode soar doloroso, algo para ser evitado a todo custo, contudo pode nascer daí a possibilidade de conhecer melhor a si e aos que te cercam. No final permanece a força dos laços indissolúveis que mantém as pessoas agarradas umas às outras.

É um tempo também de rever os rumos no âmbito profissional, se perguntar se está no caminho certo, se o que se tem é o que se quer. Questionamentos como esses podem abalar alicerces tidos como firmes, e isto mais uma vez pode ser a mola propulsora para uma guinada. Revirar esse baú pode ser o passo que faltava para uma transformação desejada e necessária.

Impossível não pensar no mundo como um todo, o que está sendo feito de nossa sociedade e quais as alternativas para manter os ideais de igualdade entre os povos. Pensar também nas alternativas de desenvolvimento sustentável e conservação dos patrimônios da humanidade para que nossa história continue sendo contada muito tempo adiante.

À parte as mutações inevitáveis e estimadas, há toda uma gama de coisas que Jamais mudam, e com o tempo vai se acomodando à rotina diária e se adaptando à linha de montagem cotidiana. Ainda assim é crucial distinguir o que pode e deve ser mudado daquelas coisas que precisam permanecer como são, sem deixar-se abater e sem se entregar ao comodismo e à inércia. Durante os mais de trezentos e sessenta dias restantes é importante reavivar aquele sentimento de que tudo pode dar certo, manter a cabeça erguida e o coração cheio de boas energias para encarar o mundo sempre com esse olhar para fazer o ano verdadeiramente feliz e novo. Afinal a vida sempre continua. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário