domingo, 5 de junho de 2011

MUDANÇA DE COMPORTAMENTO



Estima-se que este ano serão sete bilhões de habitantes no planeta, trazendo ainda mais preocupação sobre como conseguir uma harmonia com a natureza e reduzir o impacto  dessa ocupação sobre o meio ambiente. Há muitas coisas que vão mudando aos poucos, às vezes somos surpreendidos por mudanças bruscas, porém mudanças conscientes de comportamento são muito difíceis. Exige obviamente força de vontade, mas sobretudo uma compreensão clara de que aquilo é absolutamente necessário. Neste ponto já se apresentam inúmeros sinais de que urge uma postura mais proativa, sendo a modificação do estilo de vida um dos principais pilares dessa nova ordem com o consumo sustentável no centro de tudo.

O termo consumo sustentável tem origem no que se conhece como desenvolvimento sustentável, divulgado inicialmente na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Trata-se de reorientar os padrões de consumo e fazer um uso mais consciente do que a modernização proporciona nos dias de hoje. É aqui que cada indivíduo, com pequenas ações no cotidiano pode atuar – será que todo mundo pensa na quantidade de água que utiliza para escovar os dentes, tomar banho ou lavar o carro? Preocupa-se em apagar a luz ao sair de um cômodo? Recicla papel, ou joga diretamente no lixo? Nas compras leva só o que precisa, ou dá vazão a compulsão e ao apelo da publicidade por produtos supérfluos? Prefere as frutas locais e da época para diminuir o consumo de  agrotóxicos e o impacto  do transporte intercontinental? Prepara comida suficiente para o próprio consumo, ou faz excesso e joga fora? Conversa muito, chata? Não! Apenas exemplos de que ações corriqueiras e inocentes se potencializam e trazem repercussões indesejadas.

Não se trata de discurso vazio, e sim da constatação de que determinadas atitudes são essencialmente nocivas para a natureza, e porque não dizer, para o bolso. Pode parecer complicado ou mesmo excessivo, mas é importante lembrar que a natureza não é uma fonte inesgotável de recursos. Basta pensar no planeta como pensamos em nosso lar, com aquela responsabilidade de cuidar e proteger. Comece de algum  ponto, mínimo que seja; reveja sua rotina e institua hoje algum novo hábito. De repente é uma sacola retornável na bolsa, é usar madeira de origem adequada, preferir produtos de empresas alinhadas com a sustentabilidade, ou ir a pé para a padaria. É uma reação em cadeia, à medida em que vai passando entre as pessoas, principalmente trazendo esses conceitos para a rotina das das crianças. Aproveite este Dia Mundial do Meio Ambiente e as diversas ações que muitas entidades farão hoje e dê um passo.

              http://mercadoetico.terra.com.br
              http://www.terrazul.m2014.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário